Pesquisar neste blog

sábado, 31 de março de 2012

Cápsula que simula Mar Morto promete relaxamento total


Parece estranho à primeira vista: entrar numa cápsula toda vedada, escura, com água que bate no tornozelo e, supostamente, boiar ali dentro por uma hora. A proposta da experiência é promover um relaxamento profundo. O mesmo princípio do que
acontece com quem entra no Mar Morto, aquele grande lago que banha Israel e a Jordânia, no Oriente Médio, onde nenhuma forma de vida marítima sobrevive, tal o grau de salinidade de água. Grávida de praticamente nove meses, confesso que minha desconfiança pode ter sido ainda maior do que a da maioria das pessoas. Ali dentro, fechada, flutuando nessa miséria de água? Sério? Bem, topei o desafio.

A promessa era de que seria muito bom para a mim e para o bebê, já que a gravidade zero provocada pela mistura de 25 cm de água e 350 kg de sal Epson (uma fórmula que dá ao tanque exatamente o mesmo efeito do Mar Morto) seria capaz de soltar toda a minha musculatura e aliviar dores lombares e afins – algo que tem sido difícil combater, já que não consigo ficar de bruços para receber uma bela massagem há bastante tempo. O primeiro passo é tomar um banho para tirar toda a gordura do corpo antes de entrar na cápsula. A opção de manter a porta aberta existe – e é a única saída para quem tem claustrofobia ou não fica bem em lugares pequenos, escuros e fechados –, mas já fui avisada de cara que o efeito poderia não ser o mesmo, já que a ideia é ficar completamente isolada dos barulhos externos. Também é opcional o uso de uma bóia tipo aquelas que usamos em avião para apoiar a cabeça. O tampão nos ouvidos, no entanto, é obrigatório: evita a entrada excessiva de água salgada nos ouvidos.
Banho tomado, orelha protegida e lá vou eu. Como todo mundo quando entra num território desconhecido, decido começar primeiro mantendo a porta aberta e a bóia no pescoço, para sentir o clima lá dentro. Menos de cinco minutos e já vejo que daquele jeito não vou, mesmo, relaxar. Escuto a conversa do lado de fora da salinha onde está a minha cápsula (mesmo com a porta fechada). Decido, então, fechar a portinha. E fecho os olhos. A flutuação é garantida, fácil, não é preciso contrair nadinha. Me solto como se estivesse numa cama e sinto a musculatura lombar bem dolorida. Na verdade é mais confortável que uma cama – pelo menos levando em conta o barrigão da gravidez. Os minutos vão passando, eu fico pensando na vida, prestando atenção em tudo o que sinto para depois escrever aqui. Quando menos percebo, o único som que escuto é o da minha própria respiração. E me dou conta de que não estou mais sentindo o peso da barriga, de tão leve que me sinto. Também não sinto mais o desconforto na lombar, nem as pernas. É como se o meu corpo estivesse anestesiado. A única parte ainda presente é o pescoço. Decido, então, que aquela bóia de avião está atrapalhando, fazendo com que eu mantenha a musculatura do trapézio contraída de alguma forma.

Tiro aquilo fora – com cuidado, para não entrar água nos olhos (deve arder muito, entrou um pingo na boca e pude sentir que é muito, muito salgada mesmo). Solto a cabeça... e o rosto não afunda, a água cobre as orelhas, um pedacinho da testa e só. Nem o queixo se molha. Mais alguns minutos e sinto a diferença. Agora, sim, o pescoço relaxou. Nessa hora fico pensando: e se alguém pegar no sono aqui?“Não tem perigo, muita gente dorme. Não corre o risco de afundar ou se afogar de jeito nenhum”,me garante Helena Liva Ribeiro, a responsável pela vinda do tanque (que é fabricado nos EUA) ao Brasil.
Resultado: uma hora depois saí de lá convencida de que, por mais estranha que pareça, aquela experiência realmente é relaxante – e pode valer mais do que muita sessão de massagem por aí.Quem ficou curioso para viver essa experiência, o Samadhi Flotation (nome oficial do tal tanque), fica na clínica Inner Fit da academia BodyTech do Shopping Eldorado, em Pinheiros. A sessão custa R$ 200, mas no pacote de lançamento, três saem por R$ 400.

Clínica Inner Fit - Tel: (11) 2197-7373


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails