Desde a noite de ontem, circula no orkut um código JavaScript malicioso que é executado automaticamente assim que um usuário acessa a página de recados de um contato que já foi afetado pelo problema. A técnica usada para a propagação de vírus é a XSS, semelhante à que, dias atrás, causou transtornos no Twitter àqueles que usam a interface web do microblog.
No orkut, o script cadastra os membros afetados na comunidade “Infectados pelo Vírus do Orkut”, impede a navegação normal dentro da rede social e, segundo relatos colhidos no Twitter, exibe uma janela com os dizeres “Pegadinha do Mallandro”. É importante ressaltar que embora a falha tenha comportamento semelhante ao de um vírus, ela não atinge o computador do usuário, ou seja, só causa estragos no orkut.
Segundo informações do G1, até o momento mais de 180 mil pessoas já foram afetadas. O número é considerável, embora pequeno em comparação ao total de usuários da rede, mas dada a característica viral, tem potencial para causar muito estrago.
A Google, proprietária do orkut, foi notificada do problema ontem mesmo, momentos depois que a falha começou a se alastrar pelos perfis. Até o momento, porém, a empresa não se manifestou.
Por ora, a recomendação é que se evite acessar as páginas de recados dos contatos, e de modo geral, o próprio orkut — não se sabe, por exemplo, se o método de “infecção” pode ser aplicado em outras áreas da rede.
Fonte: Meiobit
Nenhum comentário:
Postar um comentário