Pesquisar neste blog

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Dicas para economizar mais dinheiro - Parte 4

4) Monitore seus gastos!
Muitas pessoas não conseguem economizar por pura falta de disciplina. Gastos não planejados – a moedinha pro vigia, os lanches no fim de semana, um sapato comprado no shopping – podem fazer muita diferença no orçamento, se não forem monitorados.

A regra, portanto, é: saiba pra onde vai cada centavo seu. Eu tenho um programa pro meu telefone celular que permite que eu faça isso. A cada compra efetuada, registro os valores no programa, que pode ser sincronizado com um outro programa que está instalado no meu computador. Mas não se preocupe se você não tem esse tipo de recurso à sua disposição: basta ter um caderninho de anotações e caneta e um caderno em casa para passar a limpo (ou uma planilha em Excel).

Também é importante estabelecer um orçamento mensal para planejar o destino de cada centavo. Não estou propondo que você deixe de fazer as coisas que gosta, mas que você coloque no papel um planejamento de quanto pretende gastar com aquela atividade. O orçamento, quando confrontado com o gasto efetivo, permite observar os “furos” de seus gastos: coisas com as quais você nem sabia que gastava tanto dinheiro assim e que podem ser eliminadas sem grandes prejuízos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails