Pesquisar neste blog

domingo, 16 de janeiro de 2011

Dicas para economizar mais dinheiro - Parte Final


5) Arrume um trabalho de tempo parcial

Você seguiu todos os passos e ainda acha que está economizando pouco? Uma maneira interessante de resolver essa situação é encontrar um trabalho alternativo, que tome pouco tempo na semana e seja compatível com suas outras atividades. O produto dessa atividade deverá ser destinado exclusivamente para suas economias.
No meu caso, por exemplo, faço algo que adoro mas que não me possibilitaria manter a renda que eu tenho no serviço público: dar aulas no ensino superior. Minha renda no serviço público possibilita o pagamento de minhas contas (e ainda economizo entre 30% e 40% de meus vencimentos líquidos), e o produto das aulas que leciono é totalmente direcionado para meus investimentos. Essa estratégia possibilita um acréscimo importante em minhas economias. Ao final de um ano, o dinheiro acumulado com as aulas corresponde a mais de 30% de todo o montante economizado. Em 4 anos, o valor economizado com a atividade extra equivale a 1 ano de economias no meu trabalho principal.
Se você não leciona, não se preocupe: com certeza existe algo que você sabe fazer e que pode gerar uma renda extra interessante: trabalhar com marketing multinível pode ser uma alternativa a ser pensada, se você tem o perfil de um bom vendedor (ou está disposto a aprender a se tornar um), por exemplo. Se você souber construir um blog lucrativo, também pode gerar uma renda interessante (não, leitor, eu ainda não tirei um único centavo daqui!). Enfim, ponha a cabeça pra trabalhar que com certeza os resultados virão.
Mas tenha disciplina! O dinheiro da atividade extra deve ser alocado exclusivamente para seus investimentos. É comum as pessoas incorporarem o valor recebido por essa atividade em seu orçamento e, ao invés de o economizarem, elevarem seus gastos. Para evitar que isso aconteça, eu invisto o dinheiro recebido automaticamente. Ele não afeta meu orçamento de maneira alguma!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails