Pesquisar neste blog

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Já existem os semáforos inteligentes


Pesquisadores de uma universidade alemã, chamados Dirk Helbing e Stefan Lammer, são os responsáveis pelo desenvolvimento de um projeto de “semáforos inteligentes”.

O que eles pretendem com o projeto é dar uma pitada de autonomia para os semáforos. Eles seriam capazes de entender as situações que se passam ao seu redor e calcular soluções para elas. Por exemplo: se tiverem muitas pessoas na calçada esperando para atravessarem, o sinal vermelho permanecerá por mais tempo aceso. Assim como se tiver muitos carros em uma via e na outra perpendicular, não, o verde ficará mais tempo.

Para tal objetivo, Dirk e Stefan projetaram toda a cidade de Dresden, Alemanha, em um modelo virtual que puseram na memória dos semáforos e vários algoritmos para possíveis mudanças de tempo nos sinais.



O sistema foi implantado em Dresden e o resultado foi bastante animador. O tempo de espera (tanto do pedestre, quanto do motorista), foram diminuídos em em cerca de 10% a 30%! Isso representa na prática, cerca de 15 minutos a menos em uma engarrafamento que duraria 1 hora. Muito bom!


Fonte: Mundotecno

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails