Pesquisar neste blog

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Vigorexia - Pessoas viciadas em exercícios

Vigorexia, como é chamada pelos médicos, é uma doença causada pelo transtorno de imagens que faz com que algumas pessoas fiquem viciadas em malhação. Muitas vezes o que parece ser apenas vigorfísico, pode ser um comportamento compulsivo e perigoso para a saúde.

Este tipo de transtorno é bem difícil de ser identificado e, apesar de ser mais comum em homens, também é sofrido por algumasmulheres. As pessoas não enxergam o próprio corpo e por isto estão sempre insatisfeitas com a imagem. Elas malham muito para trabalhar os músculos e nunca ficam satisfeitas com a sua aparência.

Esta doença também é conhecida como síndrome de Adônis e se assemelha bastante a transtornos como a bulimia e a anorexia, mas como a malhação excessiva pode apenas indicar saúde e disposição, a Vigorexia nem sempre é identificada logo de início.

Pessoas que sofrem deste transtorno costumam ficar desanimadas quando estão longe das acadêmias e não conseguem ficar sem malhar nem por alguns dias. É normal que as pessoas que estão acostumadas a malhar sintam uma certa tristeza ao abandonarem a rotina e tornarem-se sedentárias, pois a endorfina (substância responsável pela sensação de ânimo e disposição) é liberada em maior quantidade quando fazemos atividades físicas e tende a cair muito quando paramos com os exercícios por muito tempo. Mas quem sofre do transtorno perde o ânimo e a disposição imediatamente, tornando-se depressivo.

Para ter certeza de que sofre deste problema, é importante ficar de olho no comportamento e notar se este tipo de desespero ou angústia está acontecendo. Além disto, é preciso que a própria pessoa preste atenção nos sinais de seu corpo e aprenda a parar quando sentir que seus músculos estão doloridos.

Além do exagero na malhação, quem sofre deste mal costuma comer muito para ganhar massa, e o pior é que muitos podem ingerir substâncias como suplementos e anabolizantes, para acelerar o processo de crescimento dos musculos. O consumo exagerado de alimentos não faz bem a saúde e a utilização de anabolizantes e suplementos pode ser extremamente prejudicial.

Caso identifique alguns destes comportamentos, é importante procurar um médico e iniciar um tratamento o quanto antes. O tratamento ajudará a reduzir a angústia e a depressão, para que a pessoa obtenha o autocontrole e não se exponha aos riscos causados pela Vigorexia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails