Pesquisar neste blog

domingo, 29 de agosto de 2010

A onu recomenda, coma insetos

Esses invertebrados têm agora a chancela para consumo da FAO, organização para alimentação e agricultura da ONU. O órgão já realizou um encontro sobre o tema em 2008, na Tailândia, e planeja um novo congresso, mais amplo, em 2013.



As razões para a ONU estar recomendando o consumo de insetos tem um sentido muito prático. Crar bois, porcos e cabras ocupam dois terços das terras que podem produzir alimento no mundo.

Para piorar, o gado é responsável pela emissão de 20% dos gases do efeito estufa. Segundo estimativas, em 20 anos o consumo anual de carne vai saltar de 50 para 80 quilos por pessoa, o que deverá agravar a mudança climática global.

Por outro lado, a entidade assegura que eles são mais nutritivos e baratos, além de poder conter a escalada do consumo de carne.

Além disso, ao contrário da alternativa vegetariana, o consumo de inseto não tem problema de falta de proteínas. Longe disso. Os insetos possuem uma quantidade proporcional de proteína muito superior à presente na carne.

Insetos são muito mais eficientes do que gado.
Arnold van Huis. Especialista em insetos da Universidade Wageningen (Holanda)


Arnold van Huis, autor do estudo chancelado pela FAO, explica que enquanto são necessários dez quilos de grãos para cada quilo de carne de vaca obtido, a mesma quantidade de insetos demanda apenas 1,5 quilo de ração.

Vários estudos indicam ainda que os pequenos animais contêm os mesmos nutrientes encontrados na carne de boi, porco, aves e peixes.

Segundo Eraldo Medeiros Costa Neto, pesquisador da Universidade Estadual de Feira de Santana, na Bahia, o hábito de comer insetos é comum em mais de 120 países.

Grilos, gafanhotos e larvas de diversas espécies são iguarias em países asiáticos e da África. Em restaurantes de Londres, Paris e Tóquio, eles compõem pratos sofisticados. No Brasil, vários grupos consomem larvas e bichos adultos. No semiárido baiano, por exemplo, a farofa de tanajuras fritas é um prato típico.


Comparativo Carne X Insetos. [Infográfico ISTOÉ]


Apesar de existirem cerca de 1,5 mil espécies comestíveis no mundo, os insetos exigem certos cuidados, como ocorre com qualquer alimento.

Nem todos os insetos podem ser comidos, pois alguns são venenosos ou contêm outras substâncias tóxicas.

Fonte: ISTOÉ

Vi no: Blog.brasilacademico

2 comentários:

  1. Olá,gostaria de maiores informações sobre carne de insetos.tenho grande interesse em iniciar uma criação.

    ResponderExcluir
  2. EU PENSAVA EM MATAR A FOME DO MUNDO, PREMIDO PELO DEVER DA MINHA CONSCIÊNCIA CRISTÃ:
    (AP.19.9) ENTÃO, ME FALOU O ANJO: ESCREVE: Os Governantes que são fiéis à Deus, devem cuidar da saúde econômico-financeira das nações; sem jamais se descuidarem da saúde espiritual do nosso povo, a qual nos foi legada nos Santos ensinamentos de Jesus Cristo; (RM.4.3) PORQUANTO QUE DIZ A ESCRITURA?
    (LC.2.23) Conforme o que está escrito na lei do Senhor: (MT.4.4) Não só de pão viverá o Homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus; (LC.12.23) porque a vida é mais do que o alimento, e o corpo,não mais do que as vestes: (MT.6.31/32) Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que comeremos? Que beberemos ou com que nos vestiremos? Porque os gentios é que procuram todas estas cousas; pois vosso Pai Celeste sabe que necessitais de todas elas: (MT.6.33) Buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas cousas vos serão acrescentadas: (MC.1.15) O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo, arrependei-vos se crede no Evangelho: (AP.22.6) Estas palavras são fiéis e verdadeiras: O Senhor, o Deus dos Espíritos dos Profetas, enviou seu Anjo para mostrar aos seus Servos as cousas que em breve devem acontecer: (MT.7.23) Então, lhes direi explicitamente:
    Logo se verá que os recursos financeiros que têm escoado pelo esgoto da CORRUPÇÃO, somados aos que têm sido incinerados pela loucura das GUERRAS; servirão para aplacar o flagelo da fome no mundo:
    (IS.46.8) Lembrai-vos disto e tende ânimo, toai-o à serio,ó prevaricadores; (MC.10.27) Para os homens é impossível, contudo, não para Deus; porque para Deus tudo é possível: (LC,21.13) E isto vos acontecerá para que deis testemunho! (NM.24.16) Palavra Daquele que ouve os ditos de Deus e sabe a ciência do Altíssimo; Daquele que tem a visão do Todo-Poderoso e prosta-se, porém de olhos abertos:


    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails