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- Antes de começar qualquer negócio, procure conhecer a fundo o ramo em que pretende investir. Analise a concorrência na região, faça cursos, vá a feiras e seminários, pesquise produtos e serviços similares na internet, identifique seus futuros clientes e suas necessidades.
- Fique atento às questões de zoneamento, higiene e saúde, em geral rigorosas para quem atua nas áreas de alimentos e cosméticos. Rio de Janeiro, São Paulo e Fortaleza são algumas das cidades do país que têm legislação específica para quem trabalha em casa.
- Não se esqueça de pedir o alvará de funcionamento na prefeitura de sua cidade.
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Solicite um segundo alvará ao órgão responsável pela vigilância sanitária, caso você pretenda trabalhar com alimentos. A legislação tem regras rígidas: a cozinha, por exemplo, não pode ser a mesma usada por moradores; precisa ser instalada em área independente, com azulejos até o teto e piso impermeabilizado, entre outros itens.
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Procure instalar uma entrada independente para receber clientes, fornecedores ou mesmo para a entrada de funcionários. Isso dá um ar mais profissional ao negócio.
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Concentre suas atividades num único espaço, não invadindo os demais cômodos da casa. Sua família não precisa compartilhar sua rotina profissional.
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Planeje com cuidado o espaço da casa que você ocupará para trabalhar.
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Tenha uma linha telefônica exclusiva para o negócio.
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Registre um domínio na internet para a criação do site de sua empresa. Para isso você precisa pagar uma taxa anual (R$30,00) ao órgão responsável pelo registro de domínios (www.registro.br). Um site é um ótimo cartão de visitas e ajuda a dar credibilidade a um novo negócio.
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. Defina horários para o início e o término do expediente.
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. Organize e administre bem seu tempo. Cumpra prazos e compromissos com o cliente.
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. Estabeleça regras claras com sua família, para não misturar problemas e situações da vida doméstica com as da empresa. Separe a pessoa física da pessoa jurídica.
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. Cuide da aparência. Não é porque está trabalhando em casa que pode apresentar-se de chinelo ou de camiseta furada.
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. Lance mão de terceirizar serviços como: entregas, cópias ou fabricação.
E a minha dica final: tenha sempre um ambiente de trabalho agradável e organizado. Afinal, se você receber um cliente ou fornecedor, qual impressão sua mesa de trabalho vai passar?
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