Pesquisar neste blog

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Dicas para economizar mais dinheiro - Parte 1

Uma das principais dificuldades enfrentadas por quem nunca investiu diz respeito à disciplina necessária para economizar uma parte dos ganhos mensais. Afinal, se sobra mês no fim do seu salário, é um luxo pensar em investir. Mas esse é um passo importante – talvez o passo MAIS IMPORTANTE – para a construção de um futuro financeiro próspero. Mas o que você pode fazer para economizar uma parte de seus ganhos e finalmente começar a investir?

1) Tome uma decisão: economizar todo santo mês uma quantia pré-definida
Qualquer coisa que você vai fazer na sua vida parte de uma decisão. Se você abriu uma empresa, é porque decidiu fazer isso antes e planejou seus passos. Se você arrumou um emprego, tomou essa decisão antes e planejou como faria para consegui-lo: se qualificou, procurou as melhores empresas da área em que pretendia trabalhar, etc.
Pois é: se você não decidiu economizar, não vai conseguir juntar dinheiro com a consistência necessária para formar um bom patrimônio no longo prazo. Se conseguir economizar um dinheiro razoável por dois ou três meses, logo vai arrumar uma desculpa para torrá-lo: uma viagem desnecessária, um sapato ou um vestido caro, um novo carro… e o futuro financeiro vai ficando em segundo plano.
Não estou dizendo pra você deixar de fazer essas coisas. Viajar é bom, assim como comprar roupas ou um carro. Mas tudo isso tem que ser feito de maneira compatível com a economia de parte de sua renda. Ao decidir economizar, você tem que se comprometer com essa decisão e não deixar que os sonhos de curto prazo atrapalhem seu objetivo.
Para tomar essa decisão, contudo, é importante entender a razão de você investir. Cada um tem um motivo diferente para acumular patrimônio: algumas pessoas querem deixar uma vida financeira tranquila pros filhos, outras não querem depender de um patrão para manter seu padrão de vida e economizam para garantir uma renda que assegure esse objetivo. Outras ainda só querem economizar para comprar um bom apartamento daqui a alguns anos. Cada um tem seu motivo: descubra o seu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails