Pesquisar neste blog

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Entenda a formação da celulite


formacao-2

A celulite, muito mais do que aquela coisinha detestável que aparece na pele e tira o sossego, é uma reação natural do organismo – a qual a grande maioria de nós, mulheres, estamos sujeitas. Para conhecer melhor os efeitos, aspectos e sobretudo os tratamentos mais indicados para combatê-la de uma maneira eficaz, é essencial saber detalhes sobre sua formação e em quais graus se apresenta.


Para começar, vale saber que o surgimento da celulite está ligado tanto ao acúmulo de gordura quando à retenção de líquidos pelas células, que causam os edemas e, por fim, dão “vida” à celulite.

No que diz respeito à gordura em excesso, ela se acumula nos lipócitos, pequenas células de gordura formadas por pequenos vacúolos. Eles são pedacinhos de gordura que compõe cada um dos lipócitos e se expandem à medida em que recebem os excessos da gordura proveniente da nossa alimentação. Quanto mais excesso de gordura recebem, mais os vacúolos se expandem e se unem pouco a pouco, até preencherem todo o conteúdo da célula.

Neste processo nosso tecido gorduroso, localizado logo abaixo da camada da pele, associa-se às fibras cutâneas favorecendo a aparência de inchaço que caracteriza a celulite. Essa aparência também é conhecida como efeito colchão e casca de laranja e é causada por edemas, ou seja, pequenas inflamações e inchaço dos lipócitos.

No entanto, embora pareça simples explicar tecnicamente como a celulite é formada, vale lembrar que ela também é causada por fatores hormonais, problemas no funcionamento dos vasos linfáticos e até a hábitos como o tabagismo. A junção do tecido gorduroso aumentado e o mau funcionamento dos vasos linfáticos pioram a celulite e por isso ela deve ser tratada constantemente. E independentemente dos graus em que ela aparece, o tratamento é essencial.

Os estágios de celulite (ou graus) são progressivos e vão de 1 a 4, passando de um simples aumento de volume das células para os edemas e chegando, como num efeito dominó, a uma completa desordem do tecido gorduroso. Nessa fase, surgem os buraquinhos e a celulite é 100% aparente. Por isso que tratar desde os primeiros sinais é fundamental.

Como tratar? Mantendo uma alimentação equilibrada, uma rotina de atividades físicas regulares e contando, ainda, com uma forcinha da tecnologia: converse com seu dermatologista e descubra quais dermocosméticos são os mais indicados para te ajudar no tratamento da celulite. A gente aposta que os produtos Vichy vão aparecer na lista.


Fonte: Blogdavichy

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails