Pesquisar neste blog

quinta-feira, 22 de abril de 2010

22 de abril - Os marinheiros de Cabral avistam o monte Pascoal e "descobrem" o Brasil

Em 22 de Abril comemora-se o Descobrimento do Brasil. Foi nessa data, no ano de 1500, que os marinheiros de uma frota portuguesa, sob o comando do capitão Pedro Álvares Cabral, avistaram um monte, que chamaram de Pascoal, no litoral sul do atual Estado da Bahia. Isso aconteceu depois de atravessarem o oceano Atlântico durante cerca de 40 dias, sem saber com certeza o que iriam encontrar aqui.

A ideia de um "descobrimento" só é válida sob o ponto de vista dos europeus. Afinal, o território brasileiro já era habitado por seres humanos desde a Pré-história. Ao chegarem aqui, os portugueses foram recebidos por índios que assistiam - surpresos - a chegada daquelas canoas enormes, repletas de homens vestidos, o que devia ser espantoso para quem estava acostumado a andar nu.

As caravelas permaneceram nas novas terras por dez dias. Existe um relato detalhado do episódio, feito pelo escrivão Pero Vaz de Caminha. Ele escreveu uma carta ao rei de Portugal, dom Manuel, contando tintim por tintim. Brancos e índios trocaram presentes, cantaram, dançaram e dois portugueses - em especial - conquistaram a admiração dos indígenas: um por tocar tamborim e o outro por fazer malabarismos.

Não são somente esses fatos que comemoramos no 22 de Abril. Na verdade, a data marca a tomada de posse do nosso território pelo reino de Portugal.



Mas porquê não é feriado?

Pesquisando na Internet encontrei a resposta de um leitor que se auto intitula Blue Brain, ele deu a seguinte resposta para esta minha perguta. No fóum sites.levelupgame

"As datas históricas, pelo menos no Brasil, parece só se tornam feriados nacionais quando tem importância política relacionada à formação da "Republica do Brasil" e que exulte um espírito de nacionalismo.

Exemplos:
- 21 de Abril, dia de Tiradentes. Tiradentes foi elevado à condição de maior mártir da independência brasileira, pelos primeiros brasileiros republicanos.
- 7 de Setembro: dia da Independência do Brasil, que facilitou posteriormente a proclamação da Republica que é ocorreu e é comemorada em
- 15 de Novembro.

O "descobrimento do Brasil" glorifica a monarquia e o imperialismo português da época, e como vivemos numa Republica, não comemoramos essa data, apenas consideramos um fato histórico importante.
Se hoje estivessemos por exemplo numa forma de monarquia, onde os descendentes dos reis portugueses tivessem participação no governo ou comandassem o Brasil, seria até possível que talvez fosse feriado nacional, quem sabe? Mas aí, talvez não estivessemos comemorando o "dia da Independência, e a "proclamação da República", e "Tiradentes". Trocar 3 feriados por 1? Nem pensar! "

Flameblaze também comentou

"Fora que um dia apos o feriado de tiradentes seria muito mal já que seria quase um "carnaval" ou "semana santa" Mas também, o Brasil não foi "descoberto" na verdade, porque ja existia gente aqui, eu acho isto um tanto idiota pra se comemorar hoje em dia. Talvez não seja feriado porque não remete a comemoração religiosa alguma (creio que a GRANDE maioria de todos feriados que temos é de ordem religiosa). "



Fonte: Educacao.uol

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails