Pesquisar neste blog

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Dicas importantes para sentar corretamente em frente do Computador

Corrija sua postura em frente do computador, e evite complicações futuras em sua coluna.

Nos enganamos em achar que estamos nos posicionando corretamente em frente ao computador, na maioria das vezes, sem perceber estamos fazendo coisas totalmente prejudiciais a sáude do próprio corpo. Iremos dar algumas dicas super importantes, de como se posicionar corretamente em frente do computador, de um modo simples e prático, assim evitando posteriores lesões.

Principais problemas

Você sabia que a coluna vertebral e o coração são as partes do corpo que mais exercem esforço quando você fica sentado muito tempo em frente ao computador? Seja trabalhando ou se divertindo?

Ficar sentado é bastante confortável, mas essa posição faz com que os discos intervertebrais se desgatem por causa do peso de seu corpo e a má postura. Esse desgaste, em um curto prazo de tempo ocorre um processo degenerativo silencioso e irrervesível, simplificando se você já sente dores na coluna, sua situação já não está boa, sendo assim você deve procurar um médico para fazer um tratamento adequado.

Ficar muito tempo jogando, conversando ou trabalhando em frente do computador, sobrecarrega o coração os batimentos do coração ficam mais fortes para manter a irrigação da região inferior do corpo. Isso acontece devido ao posicionamento incorreto das pernas, sendo assim dificulta a circulação sanguínea da região, e para amenizar isso o coração bate mais forte para contornar essa dificuldade devido a posição errada.

Posicionamento Ideal para o seu Corpo

Cabeça, pescoço e ombros

Seu pescoço e cabeça devem estar sempre eretos, seus ombros relaxados e sua linha de visão deve estar alinhada com topo/centro da tela do monitor a uma distância de 45 cm a 65 cm (mais ou menos um braço).

Caso precise ler um texto fora do computador (em uma folha de papel, etc.), procure deixá-lo em uma posição na qual sua cabeça seja inclinada (ou movida para os lados) o mínimo possível. De preferência arranje um suporte para folhas que se fixa ao lado do monitor.

Costas

Mantenha a região lombar (entre a metade das costas e a cintura) sempre apoiada no encosto da cadeira ou em um suporte para as costas.


Braços

Os cotovelos devem ser mantidos sempre junto ao corpo, ou seja, nem projetados para frente (braços esticados) e nem em posição de vôo (cotovelos erguidos). Alinhe seus antebraços (as partes entre os cotovelos e os pulsos) em um ângulo entre 100 e 110 graus com o teclado. Pense assim: se o seu cotovelo fosse o centro de um relógio esses graus equivaleriam com o horário 12h20. Já os pulsos devem permanecer sempre retos (relaxados) e alinhados com o resto do braço.

Pernas

Evite deixá-las rentes à cadeira, pois isso dificulta a circulação sanguínea (fazendo com que o coração seja forçado a bater mais rapidamente), logo, prefira mantê-las um pouco esticadas. Se possível utilize um apoio móvel para os pés (ele é parecido com um pedal de máquina de costura), pois além de auxiliar a circulação do sangue através dos movimentos feitos, ele ajuda a diminuir a distância das coxas em relação ao acento da cadeira.

Posição correta em frente ao computador

Objetos que pode ser utilizados enquanto se usa o computador

Basicamente todos os objetos utilizados com freqüência devem ser mantidos ao alcance das mãos (sem esticar os braços) e no mesmo plano, ou seja, na mesma altura. Se você costuma escrever enquanto na frente do computador, garanta que haja espaço o suficiente para afastar o teclado (para evitar assim o posicionamento errado dos pulsos, etc.).

Se possível trabalhe em mesas com bordas arredondadas, caso contrário, providencie um suporto almofadado para evitar que a quina da mesa interrompa a circulação sanguínea dos braços.

Caso você precise se virar com frequência (para atender ao telefone, etc.) não gire o tronco de forma brusca, pois assim você evita de uma torção. Já no caso de você usar uma mesa que tenha gavetas, evite colocar quaisquer objetos, principalmente os pesados, nas gavetas muito próximas ao chão.

Dicas para quem trabalha usando computador

Há certas atitudes que podem lhe ajudar a evitar lesões, cansaço e mesmo doenças ósseo-musculares.

Evite ficar muito tempo na mesma atividade, a cada duas ou três horas dê uma volta ou mude de atividade. Procure também fazer pausas de 1 ou 2 minutos a cada 15 ou 20 minutos (ao menos 5 minutos por hora), pois isso pode fazer com que alguns músculos relaxem enquanto outros continuam a se mexer, evitando assim desgaste excessivo.

Substitua, na medida do possível, a quantidade de movimentos repetitivos, como cliques, por atalhos no teclado. Já enquanto você digita, mantenha os dedos relaxados e não bata com força nas teclas. Por fim, não segure canetas e afins enquanto usa o mouse e descanse os olhos de vez em quando (olhando para direções diferentes daquela onde está o monitor).

Depois destas dicas super importantes nós da WebPerfeita gostaríamos de saber: Você sente muitas dores na coluna em frente do computador? Dê sua opinião, se souber de outras dicas, divulgue aqui para nós.


Fonte: webperfeita

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails