Pesquisar neste blog

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Polícia muda estratégia para o cumprimento da lei seca

Os policiais estão usando programas de computador que rastreiam crimes de pedofilia na internet. Os softwares são usados para interceptar mensagens na internet de motoristas que querem escapar de alguma blitz.

A reportagem que abre esta edição do Jornal Nacional mostra que a polícia de São Paulo teve que mudar a forma de fiscalizar o cumprimento da lei seca pelos motoristas. E quem explica é o repórter César Menezes.

Madrugada desta sexta-feira. A Polícia Militar monta bloqueios em pontos estratégicos de São Paulo. O bafômetro não é obrigatório, mas, quem não bebeu aceita fazer o teste.

Para quem se recusa, a fiscalização continua. E, toda noite, os policiais param motoristas que não conseguem disfarçar a embriaguez.

Antes da lei, 17% dos motoristas que passavam pelo bafômetro em São Paulo estavam embriagados. Hoje, são 4%.

Em 2008, ano em que a lei entrou em vigor, houve uma redução de quase 30% nas internações por acidentes de trânsito no Brasil. O número de mortes caiu mais de 13%.

Apesar dos benefícios incontestáveis, muita gente tenta escapar dos bloqueios. O caminho encontrado foi os sites de relacionamento na internet.

São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife, Salvador, Fortaleza, Brasília. Em quase todas as grandes cidades, páginas estão no ar.

As mensagens são escritas num momento como esse: são 03h10 e quem acabou de passar por uma blitz usa um telefone celular com acesso à internet para escrever o endereço de onde estão os policiais.

Na outra ponta, quem acha que precisa fugir da fiscalização recebe a mensagem também pelo celular ou por um computador comum. Mas a polícia tem uma estratégia para combater essa prática.

Os mesmos programas de computador que rastreiam crimes de pedofilia na internet identificam os avisos.

"No menor sinal de que alguém está passando informações de pontos de bloqueio, o Copom entra em contato conosco e estrategicamente nós mudamos os pontos de bloqueio, de modo que a pessoa nunca saiba exatamente onde nós estaremos", revelou o tenente Eduardo Castro, da Policial Militar de São Paulo.

Na linguagem dos internautas, BOLS é a abreviação de "blitz da operação lei seca". Uma estava na frente do Parque do Ibirapuera. Os avisos começaram em poucos minutos. E, com a mesma rapidez, os policiais saíram dali e recomeçaram o trabalho em outro lugar.

Sem aviso, um motorista não escapou da lei. "Me libera rapidão, eu vou embora, acabou. Eu não vou fazer mais nada. Te juro. Eu posso te ligar de casa. Moça, só te peço isso".

Não adiantou, ele foi levado para a delegacia, vai responder a inquérito por embriaguez ao volante e ter a carteira de motorista cassada.

Fonte: g1.globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails