Pesquisar neste blog

domingo, 4 de julho de 2010

4 de julho, Independencia dos EUA

Hoje é dia da independência aqui nos EUA, é o dia que eles comemoram o “aniversário do país”, que está fazendo 234 anos. Todo mundo veste as cores da bandeira, faz um churrasco, solta fogos e assiste as comemorações, com tradicionais desfiles nas cidades. Vamos assistir a um desfile pela manhã, na cidade vizinha, e a noite tem os fogos.

Fiz uma pequena pesquisa sobre a data na internet, e achei um texto que fala resumidamente da história; traduzi e fiz uma adaptação, que vocês podem ler abaixo. O texto original está aqui.

No ano da independência, 1776, os EUA eram 13 colônias sob o domínio do rei George III da Inglaterra. As colônias estavam cada vez mais indignadas com os impostos que tinham que pagar a Inglaterra. Esses impostos eram conhecidos como “impostos sem representação”, porque as colônias não tinham nenhum representante no parlamento inglês e nenhum poder de decisão sobre nada. Com as colônias começando a se rebelar, o rei enviou tropas para conter os rebeldes. Em 1774, as 13 colônias enviaram representantes para a Filadélfia, na Pensilvânia, para formar seu primeiro Congresso. Eles estavam descontentes com a Inglaterra, mas não ainda preparados para declarar guerra.

Em abril de 1775, com as tropas do rei avançando em Massachusetts, tinha início uma guerra não-oficial pela Independência. No mês seguinte, as colônias novamente enviaram representantes para um segundo Congresso. Durante quase um ano o congresso tentou diplomaticamente convencer a Inglaterra de suas necessidades, ainda sem partir para a guerra.

Em junho de 1776 todos os esforços tinham sido em vão, e todos já estavam sem esperanças. Um comitê foi formado para escrever uma declaração formal de independência. Liderado por Thomas Jefferson, o comitê incluía John Adams, Benjamin Franklin, Philip Livingston e Roger Sherman. Thomas Jefferson foi escolhido para escrever o rascunho que foi apresentado ao congresso em 28 de junho. Depois de muitas mudanças, a votação ocorreu na tarde de 4 de julho. Das 13 colônias, 9 votaram a favor da declaração, 2 – Pensilvânia e Carolina do Sul votaram Não, Delaware ficou indeciso e Nova York se absteve.

No dia seguinte, cópias da declaração foram distribuídas. O primeiro jornal a imprimí-la foi o Pennsylvania Evening Post, em 6 de julho de 1776. Em 8 de julho a declaração foi lida em público na Praça da Independência, na Filadélfia.

E mesmo a declaração só tendo ficado pronta em agosto, o dia 4 de julho foi comumente aceito como o aniversário oficial da independência dos Estados Unidos. A primeira comemoração do dia da Independência foi no ano seguinte, em 4 de julho de 1777. No começo dos anos 1800 a tradição de desfiles, piqueniques e fogos se estabeleceu como a forma de celebrar o aniversário dos EUA.

Fonte: Luciana.misura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails