Pesquisar neste blog

sábado, 22 de maio de 2010

Saiba como esconder imagens e vídeos no computador

Fique despreocupado com sua mãe, namorada e esposa.

Quem compartilha o computador com outras pessoas, como esposa, namorada e familiares, sabe que, em certos momentos, é preciso ter cuidado com o conteúdo salvo na máquina. Afinal, ninguém quer ter descoberta uma pasta cheia de vídeos e imagens ou arquivos restritos, por exemplo. E, se tratando de Internet, a privacidade faz parte do cotidiano de boa parte dos internautas.

Para ficar tranquilo em relação às outras pessoas que acessam seu PC, é necessário ter alguns cuidados, que dependem do nível de conhecimento de informática que outros têm ao acessar sua máquina. É possível utilizar meios simples e outro bem complexos, com a ajuda de programas de encriptação.

Vários níveis de segurança

1º nível - Esconder a pasta em um local incomum. Esse é o cuidado mais simples, mas também o mais fácil de ser descoberto. Utilize se a pessoa com quem compartilha o computador for leiga em informática.



Salve seu diretório em um local escondido e pouco utilizado, de preferência com um nome que não lembre a que se refere. No exemplo acima, criamos uma pasta com um nome qualquer no caminho C:\Windows\System32\Speech . Você pode fazer o mesmo em outro diretório de sua preferência.


2º nível - Pasta oculta. Para ter mais segurança, você poderá ocultar sua pasta, para que ela apareça apenas quando desejado.



Clique com o botão direito do mouse -> Propriedades -> selecione a opção Oculto. Feito isso, ela não será mais exibida. Para que ela apareça novamente, é necessário alterar as definições de pasta do Windows. Vá até o Painel de Controle -> Opções de Pasta -> Modo de exibição -> Mostrar Arquivos, pastas e unidades ocultas. Quando precisar escondê-la novamente, basta seguir o mesmo caminho e selecionar a opção Não mostrar arquivos, pastas ou unidades ocultas.





3º Nível - Encriptação. Para obter o nível máximo de tranquilidade e ter certeza de que seus arquivos não serão acessados por nenhuma pessoa não autorizada é necessário encriptar os dados. O TrueCrypt é uma ferramenta para esse fim e possui download para as plataformas Linux, Mac e Windows. O programa é bem intuitivo e possui um assistente de criação, que realiza passo a passo a encriptação de um volume completo no disco rígido.



Um comentário:

  1. funciona mas se a pasta for de videos nao adianta pq os videos aparecem se pesquisados no menu iniciar.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails