Pesquisar neste blog

domingo, 25 de julho de 2010

Aprenda Como Perder a Timidez

Hoje vou falar sobre uma coisa de que eu entendo. Entendo em partes, pois ainda sofro em alguns momentos mas aprendi a controlar de certa forma e outro dia alguem veio me perguntar como eu era, "mais solto" do que os outros. Como eu achei que isso era um assunto em comum a todas as pessoas resolvi postar algo sobre isso aqui.

Timidez. Primeiro vou tentar definir o que é a timidez pelo menos pra mim. A timidez é algo que te bloqueia, nos momentos de exposição social como conversar com um estranho ou aparecer na frente de muitas pessoas. Aparentemente é como se parte de você estivesse gritando dentro de si "Não faz isso! vai dar merda...". A timidez não é algo ruim, quando controlada, ela te ajuda a não ser um idiota como eu na frente dos outros. Mas desde que você também saiba controlar e não deixar que ela se apodere de você. Hoje em dia sei que existem até tratamentos em psicólogos para algumas pessoas que são extremamente tímidas, mas acredito que com um pouquinho de força de vontade a maioria das pessoas vence isso sozinho.



Hoje em dia converso com estranhos com mais facilidade, pergunto ás hora a quem eu nem conheço, conheço pessoas novas sem aqueles engasgos horriveis, e aqueles "brancos" durante a conversa, mas nem sempre foi assim. Mas uma coisa que todos devem saber é que apesar de tudo, "Friozinhos na barriga" e "suor gelado" sempre vai existir dependendo da situação, o importante e você sempre enfrentar isso, e com o tempo a intensidade é cada vez menor.

Tá ja intendi porra! mas como eu controlo isso?!
Primeiro você deve saber que tudo depende de você enfrentar seus medos e ansiedades. Não existe mágica ou remédio que vá fazer você deixar de ser tímido, e é uma coisa que leva tempo até você se acostumar, não é algo de um dia para o outro. Mas existem pequenas coisas que você pode fazer para ajudar a tirar aquela sensação de "ai meu deus tão olhando pra mim... fudeu! Abaixo algumas dicas:

Converse! Converse pra baralho!
Iniciar uma conversa é um mal pra mim até hoje, mas é algo que não me bloqueia mais. Vá até pessoas diferentes do que seu grupo abitual de amigos, puxe assunto, não fique esperando que as pessoas venham até você, discuta coisas interessantes e tente fazer com que seja agradável estar com você.

Interaja com estranhos
Pergunte as horas quando ver alguem interessante com um relógio, mesmo que você não queira saber ás horas. pessa permição para sentar ao lado de alguem no banco. Converse, apresente-se. Procure se aproximar de quem você não conhece, eles não vao quebrar em pedaços se você o tocar.

Amigos! Mais Amigos!
Aumente sua cadeia de amigos! quando ver alguem que conhece em meio a pessoas novas, tente participar do assunto. Chegue como se fosse apenas comprimentar seu amigo e converse com os outros. Futuramente comprimente-os também e quando menos esperar eles virão até você.

Controle seus "tiques"
Todo mundo quando fica nervoso tem impulsos obsesivos, eu noto isso em quase todo mundo. Tente controlar-se, as vezes você nem percebe mas começa a encostar nas paredes, coçar o nariz ou mexer no cabelo. Controle isso! é o seu corpo tentando te distrair. Foque no que estiver fazendo, pois isso só te deixa mais sem geito e nervoso.

Olhe nos olhos de quem conversa.
Uma coisa que me irrita e quando converso com alguém a pessoa procurar algo mais para fazer como mexer no celular ou escrever no caderno. Quando alguem estiver falando com você não desvie o olhar, olhe nos olhos, a não ser que você derreta os outros com os olhos.

Faça coisas que tem vontade
Não fique com medo de "pagar mico". Dance, intereja, pergunte, conte piadas. Não deixe que o medo te bloqueie, quanto mais você se permitir aparecer, menor será a intensidade da sua timidez.




São poucas dicas mas espero que ajudem. Comentem e digam o que mais deixa vocês encurralá-dos em timidez, perguntem e talvez eu possa ajudar.















Fonte: Mulhercomfritas

2 comentários:

  1. De todas as dicas que eu procurei como perder a timidez essa foi a que mais me agradou,valeu agora me senti mais confiante para tentar perder essa timidez prevejo que agora vou conseguir,no bairro onde moro tem um menina que sobe todo dia no mesmo horário quando vou para a escola eu queria conversar com ela mais fico todo sem jeito,começo a tremer e com frio na barriga,o jeito vai ser infrentar meu medo de frente,por que essa é a unica alternativa,valeu pelo post "agradeçendo de novo" Abraços

    ResponderExcluir
  2. Eu nao me considero uma pessoa timida, sempre converso com pessoas novas e tals e confesso que ate pareço meio retardada as vezes, mas eu me sinto desajeitada e gorda nas festas e nao consigo me soltar de jeito nenhum ! troco os pes e tudo mais queria que me ajuda-se. PS: sou mulher e tenho 15 anos

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails