Desenho da asa traseira da McLaren e integração com a tampa do motor causam polêmica na F-1
Com a asa polêmica, a McLaren foi a melhor na última sessão de testes coletivos da pré-temporada da Fórmula 1, realizada no circuito de Barcelona na semana passada. A situação lembra os problemas causados pelos difusores duplos, lançados na temporada passada por três equipes - Brawn GP, Williams e Toyota.
- Existe um pouco de barulho sobre a asa traseira da McLaren. Eles têm uma fenda que afeta o fluxo de ar e melhora a velocidade final em linha reta. Acho que isso será resolvido antes da primeira corrida. Pedimos esclarecimentos à FIA, mas acho que a Ferrari está mais em cima do assunto do que nós, para falar a verdade - diz Christian Horner, chefe da RBR, em entrevista ao jornal inglês "Daily Telegraph".
No ano passado, apesar dos protestos de Ferrari, RBR e McLaren, o difusor duplo foi declarado dentro do regulamento. Jenson Button, da Brawn GP, venceu seis das sete primeiras corridas e conseguiu uma vantagem decisiva no campeonato. Segundo Horner, a questão atual não chega perto da polêmica de 2009, mas admitiu que sua equipe está trabalhando em uma peça similar, caso ela seja considerada legal.
- Basicamente, se você fizer isso, diminui o arrasto e ganha velocidade em reta. É algo que tem sido feito ao longo dos anos, mas com os separadores de asa, isso supostamente não poderia acontecer. Nossa pergunta, em último caso, será: "É um desenho inteligente ou uma violação das regras?" Eles devem confiar na legalidade. Acho que será liberado.
Fonte: http://globoesporte.globo.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário