A bike, ainda não comercializada, tem autonomia de 45 km e pesa 31 Kg
A Iwatani, uma corporação do ramo energético com sede em Tóquio, desenvolveu uma bicicleta que usa o gás hidrogênio como combustível. O projeto levou três anos para ser concluído e, desde outubro passado, a bike está em exposição em diversas feiras tecnológicas.
A bicicleta conta com uma célula combustível na traseira e um tanque de armazenamento de hidrogênio. O sistema pesa pouco mais de 1 kg, tem capacidade para guardar até 80 litros do gás em baixa pressão e gera uma energia de 60 Watts.
A bike tem autonomia para 45 km ou 3 horas de uso ininterrupto da bateria. Quando sua a bateria está descarregando, o tanque de hidrogênio libera gás para a célula combustível produzir mais energia. Enquanto isso, o ciclista pedala junto. Isso aumenta cerca de 1,5 vezes a distância que ele percorreria somente com a bateria.
Agora as más notícias: o peso da bicicleta a hidrogênio é de 31 kg – uma normal pesa cerca de 12 kg e uma elétrica pesa aproximadamente 35 kg. Se mesmo assim você estiver disposto a encarar o esforço pelo bem do planeta – o hidrogênio é um combustível abundante e considerado muito limpo – , a bike ainda não atingiu um nível de eficiência que possibilite sua fabricação e comercialização em grande escala.
Fonte: http://revistagalileu.globo.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário