Pesquisar neste blog

quarta-feira, 31 de março de 2010

Chocolates com fibras e até chá verde tornam a Páscoa mais saudável

O chocolate amargo é conhecido por conter o maior teor de cacau, favorece o estímulo da produção de serotonina no cérebro, um neurotransmissor responsável pelo bem estar e sensação de prazer, além de sua considerável quantidade dos saudáveis flavonóides.

Porém, as pessoas não devem se iludir com esse alimento tão gostoso, pelo fato de ser calórico e apresentar grande quantidade de gorduras saturadas, o que causa o aumento de peso e pode elevar os níveis de colesterol.

Para fugir dessa cilada, Andrea Dario Frias, doutora em nutrição e coordenadora do Centro de Pesquisa Sanavita, sugere incluir ingredientes funcionais como linhaça dourada, farelo de trigo, soja, fibras de frutas, chá verde entre outros nas receitas de ovos de Páscoa, por exemplo.

“Esses ingredientes podem ser incorporados à massa de chocolate, ou ainda no recheio de ovos e bombons”, diz. Uma receita bem simples é derreter o chocolate em tablete e misturá-lo a esses alimentos ricos em fibras; depois é só colocar em forminhas e levar ao refrigerador. “Outras variações podem ser feitas com chá verde, branco e colágeno hidrolisado em pó, aplicados em recheio de bombons e ovos”, finaliza Andrea.

Confira abaixo a receita sugerida pela especialista de Ovo de Páscoa trufado com fibras

Ingredientes
150g chocolate meio amargo (ou ao leite)
300g de misturas de fibras
100g de castanha do Brasil picada
150g de damasco picado
150g de açúcar mascavo
2 colheres de sopa de glicose de milho
1 xícara de água

Modo de preparo
Misture a água, a glicose e o açúcar mascavo em uma panela e leve ao fogo até dar ponto de bala.

Combine os ingredientes secos e adicione aos poucos a calda para dar liga. Ainda quente, coloque a mistura em papel alumínio (altura de cerca de 1 cm) untado com margarina. Deixe esfriar. Corte o chocolate meio amargo em pedaços iguais e derreta em banho maria ou micro-ondas. Em uma forma de ovo de páscoa faça uma camada de chocolate e leve à geladeira. Assim que gelar, coloque o recheio de fibras dentro do ovo. Se desejar, é possível fazer nova camada de chocolate meio amargo.

Caso tenha dúvidas com relação ao preparo, ligue para o Centro de Educação Alimentar responsável pela receita no número 0800-0554414.

(Por Monique dos Anjos)

Fonte: Site da Abril

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails