Pesquisar neste blog

sábado, 6 de março de 2010

A crise de meia-idade é um mito

Segundo cientistas, a idéia de que quando as pessoas entram na meia-idade ficam depressivas, arranjam casos e gastam todo seu dinheiro em carros esportivos por causa de uma “crise” relativa à idade, é um mito.
O termo “crise de meia-idade” foi criado há 40 anos atrás pelo psicólogo Elliot Jaques. Para ele, quando as pessoas chegavam aos 35 anos (a expectativa de vida da época era 70 anos) a qualidade de sua vida diminuía e isso causava reações extremas.

Mas, atualmente, uma pesquisa que entrevistou 1500 “quarentões” mostrou que eles estão satisfeitos e se sentem mais felizes e realizados do que há 20 anos atrás. Apesar dessa pesquisa ter sido feita, por enquanto, somente no ocidente, os cientistas acham que o mesmo se aplica para os orientais.

De acordo com os pesquisadores, a idéia de “meia-idade” vem do passado, quando a expectativa de vida era menor, a educação precária e a sensação de perda que acontecia nessa idade maior. Agora os quarentões estão mais felizes, se conhecem melhor e gostam do mundo no qual vivem. Na verdade, os especialistas aconselham que é uma ótima hora de realizar novos projetos. Afinal, se você é um quarentão ou um cinqüentão, você tem experiência e muito tempo pela frente.

Fonte: http://hypescience.com/

Um comentário:

Related Posts with Thumbnails